12 fevereiro 2012

Seres Sobrenaturais: Lobisomens


Onde tem vampiros tem lobisomens, isso todos já sabem né? Pois é, dizem que eles são inimigos naturais e onde existem um tem que haver o outro para fazer alguma guerra. Pelo menos é isso que vemos na séries e filmes dos dias atuais, mas nem sempre a história dos lobisomens estava relacionada aos vampiros e pra confirmar isso fiz uma pequena pesquisa no meu amigo Wikipedia!

Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.

Variantes culturais

O Licantropo dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Wahrwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc dos brasileiros, o Lobisomem da Península Ibérica e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.

Peeira

Peeira ou fada dos lobos é o nome que se dá às jovens que se tornam nas guardadoras ou companheiras de lobos. Elas são a versão feminina do lobisomem e fazem parte das lendas de Portugal e da Galiza.A peeira tem o dom de comunicar e controlar alcateias de lobos.

Um extenso relato sobre o lobisomem fêmea português encontra-se nas Travels in Portugal de John Latouche (London, [1875], p. 28-36).

Camilo Castelo Branco escreveu nos Mistérios de Lisboa: "A porta em que bateu o padre Diniz comunicava para a sala em que estavam duas criadas da duquesa, cabeceando com sono, depois que se fartaram de anotar as excentricidades de sua ama, que, a acreditá-las, há cinco anos que cumpria fado, espécie de Loba-mulher, ou Lobis-homem fêmea, se os há, como nós sinceramente acreditamos." (Vol.I, Porto, 1864, p. 136).

Famosos


Entre os muitos famosos lobisomens da ficção estão:

Remo John Lupin e Fenrir Lobo Greyback de Harry Potter;
Alcide da Série Sookie Stackhouse/Vampiro Sulino;
Tyler Smallwood e Jacob Smallwood de Diários do Vampiro: Reunião Sombria;
Tyler Lockwood e Mason Lockwood da série The Vampire Diaries;
Sir John Talbot (Anthony Hopkins) e seu filho, Lawrence Talbot (Benicio Del Toro) do filme O Lobisomem;
David Naughton como David Kessler em Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, no original);
Scott McCall de Teen Wolf.
Taylor Lautner como Jacob Black da saga crepúsculo

Imagens:



0 Comentários: