07 novembro 2012

Descubra de onde vieram os personagens da série Caveleiros do Zodíaco


Eles foram sucesso absoluto entre as crianças brasileiras no início da década de 90, quando eram exibidos na TV Manchete. Hoje os fãs, e também a história dos Cavaleiros do Zodíaco, cresceram: após quase vinte anos de espera, a Saga de Hades, continuação da história, chegou ao Brasil em 2010renovando o fôlego dos admiradores mais velhos e angariando alguns mais jovens.

O enredo conta as aventuras de cinco órfãos que, após fazerem um severo treinamento, se tornam guerreiros. A função deles é proteger a reencarnação da deusa da sabedoria, Atena. Por isso, eles travam batalhas com cavaleiros mais poderosos do que eles e também contra as forças de outros deuses do Olimpo que querem dominar a Terra. Adicione aí armaduras sagradas, uma profunda base na mitologia e muita ação e você tem a fórmula do sucesso.

Durante a Olimpíada de Sagas, os fãs se mobilizaram bastante e derrotaram grande séries, como Game of Thrones. A paixão e determinação dos fãs surpreendeu a redação da SUPER, que decidu que a série também merece destaque por aqui.  Por isso, veja agora alguns dos principais mitos que deram origem à saga:

Atena


Na mitologia: Deusa grega da sabedoria, das artes, da justiça e da habilidade, Atena era a filha predileta de Zeus. Esse favoritismo lhe rendeu alguns dons bastante especiais, como a profecia. Ela era defensiva e, por isso, não se dava muito bem com seu meio irmão Ares, o deus da guerra.

Na série: Deusa da sabedoria, Atena é enviada à terra a cada 200 anos para colocar a humanidade nos eixos. No tempo da série, a jovem Saori Kido descobre ser a encarnação da deusa Atena durante um torneio.
Hades


Na mitologia: Hades era o deus grego que governava o mundo subterrâneo, ou Inferno, se você preferir. Ele era considerado o senhor da morte e julgava as almas das pessoas para decidir se mereciam recompensas ou castigos. Dá para entender porque ele não é muito querido entre nós, os mortais.

Na série: Eterno inimigo da deusa Atena, também encarna em humanos de tempos em tempos. No momento em que a série se passa, o “premiado” é o Cavaleiro Shun, que resiste bravamente a esse destino por causa de sua determinação em defender Atena.
Fênix


Na mitologia: Pássaro da mitologia grega que tem a habilidade de renascer das próprias cinzas.

Na série: O personagem Ikki é o Cavaleiro de Fênix. Assim como a ave, a armadura do herói é indestrutível: pode ser reconstruída mesmo que seja transformada em poeira. Além disso, o personagem também passa por uma transformação que se encaixa bem na metáfora do renascimento: no início, era egoísta e mesquinho, mas com o desenrolar dos acontecimentos, aprende a lição e se torna uma pessoa melhor.
Dragão:


Na mitologia: Figura presente em mitologias do mundo inteiro, o dragão é um símbolo de força e sabedoria.

Na série: A constelação do Dragão protege o Cavaleiro Shiriyu, que conserva a maturidade e sabedoria que a figura mitológica representa. Por isso, ele é considerado o cérebro do grupo.

Andrômeda


Na mitologia: Era filha dos reis do Reino Fenício da Etiópia. Por causa de uma maldição de Poseidon, seu pai foi obrigado a oferecê-la como sacrifício para que um monstro marinho não destruísse o reino. Ela foi acorrentada em um rochedo e, não fosse a ajuda de Perseu, que a libertou, ela teria virado comida de peixe.

Na série: A vida do jovem Shun, Cavaleiro de Andrômeda, também é marcada por sacrifícios. Ele odeia violência e prefere apanhar a abater seus adversários, além de só usar seus poderes quando é necessário. Mas é seu irmão mais velho, Ikki, quem faz o maior sacrifício: prevendo a fragilidade do irmão, o Cavaleiro de Fênix se oferece para ir para a Ilha da Rainha da Morte no lugar de Shun.  Detalhe: ninguém nunca tinha voltado vivo de lá.

Cisne:


Na mitologia: Outro animal que possui simbolismo em diversas culturas, o cisne representa a elegância, a nobreza e a coragem.  

Na série: Nobreza de espírito e coragem é o que não falta no Cavaleiro de Cisne, Hyoga. Ele mergulha diversas vezes em uma mar congelado, na tentativa de ver sua mãe, que morreu no naufrágio de um navio. Ele treina incansavelmente para alcançar seu objetivo.

Pégaso


Na mitologia: É o cavalo alado que representa a imortalidade.

Na série: Protagonista da série de TV, Seiya é o Cavaleiro de Pégaso. No início, revoltado da vida pelo fato de ter se separado da irmã, ele resiste ao seu destino como Cavaleiro e se recusa a participar das competições como um cavalo indomado. Com o tempo, ele passa a aceitar melhor sua sina.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Começando o Projeto Fall Season do Banco de Séries com o seriado Greenhouse Academy

Sabe quando bate aquela insônia e você procura o que fazer pela internet? Pois é, resolvi participar de uma maratona de seriados propos...