17 setembro 2013

A gravidade é vista como a força que nos puxa para o chão, porém não é só isso...


A gravidade é conceituada como uma das quatro forças fundamentais da natureza em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros.Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi entendida primeiramente de modo matemático pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.

O documentário gravidade mostrado pelo canal History e também na sala de aula, aprofundou bastante as pesquisas quânticas feitas por grandes cientistas da nossa era moderna. Os mesmos mostraram vários exemplos simples de como a gravidade é importante e também complexa no nosso Universo.

No documentário Gravidade, os cientistas usaram um exemplo bem simples para explicar uma das funções da gravidade. Ela foi descrita por eles como a cola cósmica do Universo. É por causa dela que todos os planetas, pessoas e seres vivos estão em seus devidos lugares.

A direção da orbita dos planetas é definida pela gravidade, assim como a distância entre os mesmos. Alguns estudos mostram que, em um futuro distante, os cientistas terão que arranjar meios para afastar a Terra da orbita do Sol para prevenir uma catástrofe cósmica.

Outro ponto mostrado no filme que chamou bastante a minha atenção foi a demonstração que a velocidade, sem nenhum fator que a aumente, é a mesma, independente da massa de um objeto. Eles tentaram fazer uma demonstração em uma montanha russa, mas não obtiveram muito sucesso por causa de alguns fatores.

A estrutura do nosso corpo é baseada na gravidade. Astronautas que forem passar muito tempo no espaço poderão ter sérios problemas no corpo, como a coagulação do sangue, atrofia dos músculos e problemas nos ossos. Cientistas já estão elaborando uma maquina que dará uma dose diária de gravidade para quem for passar muito tempo no espaço.

A gravidade é nossa amiga ao mesmo tempo em que é nossa inimiga. Em um futuro distante ela poderá nos causar consequências devido ao percurso que ela faz os planetas seguirem, mas é graças a ela que conseguimos viver em harmonia com o nosso planeta e universo.


2 comentários:

Amplexos do jeosaFÁ disse...

Muito legal o seu blog. Vou recomendar para meu filho.

Democratas de SC disse...

Muito interessante o blog. Bons assuntos, bem tratados. Indicaremos. Vlw, Abr.

Postagem em destaque

Começando o Projeto Fall Season do Banco de Séries com o seriado Greenhouse Academy

Sabe quando bate aquela insônia e você procura o que fazer pela internet? Pois é, resolvi participar de uma maratona de seriados propos...