11 setembro 2013

Alguns conceitos fundamentais para quem irá estudar Microbiologia


A Microbiologia estuda as vidas pequenas, aquelas que só podem ser vistas com microscópios, tais como fungos,bactérias e vírus.Alguns conceitos são fundamentais para quem vai começar a estudar essa matéria e eu trouxe os principais para vocês.

Bactérias: são organismos que têm apenas uma célula sem membrana nuclear (unicelulares e procariotos) que geralmente se reproduzem por cissiparidade (reprodução assexuada por separação em duas partes) e que podem ser benéficas ou maléficas para o homem.

Fungos: é um reino que reúne seres vivos de várias ou apenas uma célula (pluricelulares e unicelulares), com núcleo celular revestido por uma membrana (eucarionte), que contêm esporos (esporíferos) e que não têm clorofila. Ex: Cogumelos.

Procariotos: são organismos formados por apenas uma célula desprovida de membrana nuclear.

Vírus: é um agente infeccioso muito pequeno, visível apenas ao microscópio eletrônico e que parasita em seres vivos por não poder fazer nenhum processo de metabolização.

Sistemática: é o estudo dos sistemas e princípios de classificação e nomenclatura. Esse estudo é usado ma Microbiologia para classificar e nomear os micro-organismos.

Taxonomia: é o ramo da Biologia que se ocupa da classificação dos organismos em grupos, de acordo com a sua estrutura, origem e outros. .

Genótipo: é a constituição genética de um indivíduo.

Fenótipo: característica de um indivíduo determinada pelo seu genótipo e pelas condições ambientais. Ex: fulano nasceu com uma determinada síndrome devido a ausência de um cromossomo. 

Morfologia: descrição da forma.

Autotróficos: são organismos capazes de sintetizar o próprio alimento a partir de fontes inorgânicas simples, como, por exemplo, dióxido de carbono, água e nitrato.As mais conhecidas deste grupo são as plantas verdes.

Heterotróficos: organismos incapazes de sintetizar o próprio alimento e cuja nutrição se realiza pela ingestão e digestão de substâncias orgânicas vegetais e/ou animais.Um grande exemplo dessa classificação somos nós os seres humanos que precisamos nos alimentar. 

Anaeróbios: na Biologia, são organismos que podem viver privados do contato do ar ou oxigênio.

Aeróbios: na Biologia, são organismos que precisam do ar ou oxigênio. Ex: seres humanos

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Começando o Projeto Fall Season do Banco de Séries com o seriado Greenhouse Academy

Sabe quando bate aquela insônia e você procura o que fazer pela internet? Pois é, resolvi participar de uma maratona de seriados propos...