11 setembro 2013

Bulimia e Anorexia, são doenças? Qual é a diferença? Quem elas afetam?


Não é tão divulgado na mídia ou ensinado nas escolas, mas a Anorexia e Bulimia são doenças que estão presentes no nosso dia-a-dia, sendo elas causadas, na maioria das vezes, por influência da mídia que faz algumas pessoas acreditarem que há um modelo de corpo perfeito. 

A Anorexia é uma doença cuja a pessoa se acha acima do peso e começa a ter atitudes para perdê - lo, sendo que na verdade está com o peso normal ou abaixo dele. As atitudes mais comuns são a restrição alimentar, pois elas comem pouco ou nem comem, e também o excesso de exercícios físicos.Essa doença afeta principalmente as jovens que estão entrando na faze adulta.

A Bulimia é uma doença onde a pessoa ingeri vários alimentos de uma vez e depois senti um peso na consciência por tê - los comido, o que as faz vomitar, tomar laxantes ou produtos diuréticos para não ganhar peso com tal atitude. A doença afeta principalmente as adolescentes que estão entrando na fase adulta ou que também tem Anorexia.

O tratamento dessas doenças não é tão simples, pois a maioria das pessoas que a tem não aceitam que estão doente e só aceitam o tratamento quando estão em um estágio muito avançando da doença. É responsabilidade dos amigos, pais e familiares observar o comportamento dessas pessoas.

Não pense que Bulimia e Anorexia são mimos de adolescentes, porque essas doenças são mais sérias do que muitos imaginam. Ressaltando que as mesmas são causadas principalmente por causa da mídia que cria um modelo de corpo perfeito.

Uma música que fala bastante dessas doenças é a Courage da banda Superchik e gostaria bastante que vocês vissem o vídeo para ter uma pequena noção do que eu escrevi nesse texto.


Eu disse outra mentira hoje.
E eu passei por esse dia
E ninguém vê através de meus jogos
Eu sei as palavras certas a se dizer
Como "não me sinto bem"
"Eu comi antes de vir"
Então alguém me diz como eu sou bonita
E por um momento
Por um momento eu fico feliz
Mas, quando estou sozinha
Ninguém me ouve chorar

Eu preciso que saiba
Eu não atravesso a noite
Alguns dias eu continuo a lutar pra andar na luz
Eu preciso que saiba
Que nós ficaremos bem
Juntos podemos passar por isso outro dia

Eu não sei quando foi a primeira vez que me senti feia
O dia que escolhi não comer
O que eu sei é que mudei a minha vida para sempre
Eu sei que eu devia saber o melhor
Há dias em que estou bem
E por um momento
Por um momento eu encontro esperança
Mas há dias que não estou bem
E preciso da sua ajuda
Então eu deixo rolar

Você deveria saber que não esta sozinha
Esses segredos são as paredes que nos mantêm sozinhas
Eu não sei quando mas o que sei agora
Juntos nós faremos passar de alguma forma
Juntos nós faremos passar de alguma forma

1 Comentários:

Oliveira disse...

O livro Garotas de Vidro mostra esses dois problemas, a autora tentou escrever o livro buscando relatos de pessoas com esses dois problemas, mas o enfoque do livro foi de uma pessoa anorexa, mas mostra sobre a bulimia também e o que ela causa. Quando li o livro achei bem interessante essa parte.