27 setembro 2013

Conheça a história da Fada Morgana


Fazia bastante tempo que não escrevia sobre alguma história mitológica e por esse motivo resolvi pesquisar a fundo a lendária fada Morgana,  conhecida também como Morgana Le Fay. Vários contos do Rei Arthur dizem que ela foi sua meia irmã e sacerdotisa da Ilha de Avalon. Dizem que ela teve um filho do rei Arthur através de um ritual sagrado e este foi batizado com o nome de Gwydion, que após ir para a corte do rei Arthur toma o nome de Mordred.

O filho da Morgana se torna inimigo do rei Arthur e diz a lenda que os dois lutam até a morte, alguns outros falam que Morgana leva seu meio irmão para o lago, onde o mesmo vive eternamente em um mundo mágico. Há ainda alguns que relatam que ele morreu ao entrar no lago deixando a espada Excalibur perdida dentre as águas. 

No seriado Merlin Morgana é a protegida do rei Uther, sendo ela, nas primeiras temporadas, uma jovem gentil e que se preocupa em ajudar todos os aldeões do reino. Sua postura não permite aceitar as crueldades que o rei manda fazer aos feiticeiros do reino. Em um episódio ela protege um menino chamado Mordred da sentença de morte por ser um druida.

Em nosso país também fizeram algumas personagens inspiradas na fada Morgana. Quem é da minha época deve se lembrar da tia Morgana do Castelo Ra-Tim-Bum, que sempre contava histórias sobre outras culturas e que sempre foi respeitada pelo seu sobrinho Nino. 

3 comentários:

A.V Scarlet disse...

Já li o livro do Rei Arthur, mas faz um tempão e não me lembro muita coisa. Muito legal a postagem!
Abraços,
Scar.
http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

Patty Santos disse...

Ramon,

Adoro as lendas Arthurianas, a série As Aventuras de Merlin, é um olhar diferente sobre a mesma lenda, nossa Morgana é uma mulher com uma sede de vingança que a cega, e eu adoro!
Parabéns pelo post, adorei!

Bjks

Patty Santos - Blog Coração de Tinta
http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

Lyz disse...

As lendas do Rei Artur me encantam, eu adoro. O cenário, a cultura, a magia ... me fascinam . Morgana Le Fay é uma grande mulher. As Brumas de Avalon é um filme surpreendente. Recentemente adquiri a coleção de livros da Marion Zimmer Bradley, ainda não li, porém estou louca para mergulhar nessa história fantástica novamente.

Postagem em destaque

Começando o Projeto Fall Season do Banco de Séries com o seriado Greenhouse Academy

Sabe quando bate aquela insônia e você procura o que fazer pela internet? Pois é, resolvi participar de uma maratona de seriados propos...