10 setembro 2013

Druidas, aqueles que carregavam o conhecimento do Carvalho


Ultimamente tenho me interessado bastante na mitologia celta, isso devido a uma série chamada Lost Girl que citou  personagens desta mitologia, sendo alguns deles os Druidas que eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta.

A palavra Druida significaria aquele(a) que tem o conhecimento do carvalho, isso porque o carvalho é uma das árvores mais antigas e destacadas em uma floresta,o que dá a entender que os Druidas tinham o conhecimento mais antigo a respeito da natureza. 

Os Druidas eram a fonte do conhecimento Celta, os mesmo não podiam escrever a não ser que fosse em um ritual. O conhecimento era passado através de poesias e canções e havia uma classe druida responsável por passar este conhecimento aos demais.

Alguns estudos apontam que os Druidas faziam sacrifícios humanos e se alimentavam dos corpos,isso devido a alguns cadáveres encontrados por arqueogeólogos que tinham algumas características que apontavam ao sacrifício e canibalismo.  

A morte era dita como uma passagem, os Druidas não tinha medo dela, na verdade acreditavam que ela era um rito de passagem e que os mais sábios já tinham vivido e morrido várias vezes. 

Pelos Druidas não registrarem seus conhecimentos através da escrita, não há nada comprovado a respeito dos seus rituais, crenças e outros mitos. O que os arqueólogos afirmam é que praticamente todos morreram com a invasão de Roma. 

Na televisão e literatura, o druida mais conhecido é o mago Merlin. Isso mesmo, aquele que aconselhava ao Rei Artur da tabula redonda.

Eu particularmente tenho minhas duvidas quanto a extinção dos Druídas, pois seus conhecimentos eram passados de forma oral, então supondo que um deles sobreviveu, o mesmo pode ter passado seu conhecimento para os descendentes de sua família. Será que nos dias atuais temos um descendente dos Druidas que carrega o único conhecimento dos mesmos???

0 Comentários: