23 outubro 2013

Conheça um pouco da história da Deusa Cailleach - Mitologia Celta


Cailleach é uma figura mitológica celta, cuja a sua função seria a de proteger todos os animais no Inverno e no Outono e cuidar da natureza, embora se acredite também que era "em si" o espírito do Inverno, que não permitia que a natureza se desenvolvesse livremente. Os irlandeses consideravam-na uma deidade primariamente benéfica, protetora do gado, enquanto os ingleses lhe outorgavam uma atitude maléfica. Os gauleses veneravam-na como a deusa-fada da sabedoria, e os escoceses consideravam-na apenas como uma deidade do Inverno.

A deusa Cailleach era representada usualmente como uma anciã de pele azulada, um só olho no centro da testa ,dentadura de urso e colmilhos de javali. Era representada com vestimenta cinzenta, com um avental e com uma espécie de xale ou de capa de tela escocesa nos ombros; e portando às costas uma aljava com flechas de ouro e um arco de madeira de sabugueiro para atacar a quem matasse lobos, javalis e cervos, animais que ela defendia. Outras lendas falam da sua varinha mágica, feita de madeira de azevinho, que usava para murchar as folhas no início do Outono e para se converter finalmente em pedra no fim do Inverno.Segundo outras fontes, a varinha era feita com pele humana e na sua saia havia rochas que iam caindo quando avançava. Outra lenda afirma que uma longa caminhada da Cailleach teria originado todos os vales, montanhas e lagos.

Algumas lendas também retratam a deusa Cailleach como guardiã do portal que separa o mundo dos vivos com o dos mortos. Inclusive em uma certa data do ano, a qual nós conhecemos como o halloween, esse portal é aberto permitindo que os espíritos vaguem por um determinado período na Terra.

No seriado Merlin há um episódio em que a deusa Cailleach aparece para lançar uma maldição sobre Camelot devido aos pedidos da bruxa Morgana.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Começando o Projeto Fall Season do Banco de Séries com o seriado Greenhouse Academy

Sabe quando bate aquela insônia e você procura o que fazer pela internet? Pois é, resolvi participar de uma maratona de seriados propos...