15 janeiro 2014

Entenda o motivo pelo qual o composto de BCAA é um dos suplementos mais comprados por atletas e praticantes de musculação


Muitos dos meus seguidores do twitter me perguntaram o que é o composto dos BCAA e para que ele s servem. Para responder a essa pergunta tive que revisar algumas matérias da faculdade, porém por serem muito complexas irei fazer um simples resumo apenas para vocês terem noção das propriedades e benefícios dos BCAA.

O BCAA é uma abreviatura em inglês de "Branch Chain Amino Acids" que significa em português aminoácidos de cadeia ramificada,sendo eles uns dos suplementos mais vendidos para atletas e praticantes de musculação.

Em sua composição estão os aminoácidos L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina que são essenciais para o nosso corpo.

O que são aminoácidos?

Como vocês devem ter percebido, o composto dos BCAA são os aminoácidos de cadeia ramificada, mas se não soubermos o que são aminoácidos fica um pouco complicado entender as funções desse suplemento. então vamos lá!

De maneira informal, os aminoácidos são pequenas moléculas responsáveis pela construção das proteínas, ou seja, vários aminoácidos formam proteínas e várias proteínas formam os nossos músculos

Aminoácidos não essenciais: São aqueles que o nosso próprio corpo produz.

Aminoácidos essenciais: São aqueles que o nosso corpo não produz, mas que são fundamentais para o nosso organismo. Eles são encontrados nos alimentos de origem animal, vegetal e em suplementos específicos.

Efeitos e Benefícios dos BCAA

Os aminoácidos L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, que são encontrados no composto dos BCAA, são responsáveis pela estimulação da síntese de tecido muscular e em alguns casos são usados como fonte de energia em nosso organismo.

A ingestão dos BCAA antes dos treinos melhora a oferta de energia e o desempenho nas atividades, já que os aminoácidos que o compõem são metabolizados no próprio tecido muscular e não no fígado.Esse processo não deixa que alguns atletas percam massa muscular durante uma atividade que exige muito esforço.

Por fazerem parte da estrutura das proteínas, os BCAA também auxiliam na construção muscular.

Quantidades e contra-indicações

Bom galera, não vi nenhuma contra-indicação sobre o uso dos BCAA, porém é sempre bom moderar na quantidade e por esse motivo recomendo que vocês procurem um nutricionista para que ele te oriente de forma adequada.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Começando o Projeto Fall Season do Banco de Séries com o seriado Greenhouse Academy

Sabe quando bate aquela insônia e você procura o que fazer pela internet? Pois é, resolvi participar de uma maratona de seriados propos...