10 fevereiro 2014

Farelo de Aveia


O farelo de aveia é a camada externa do grão que é retirada no processo de refino, e que antes acabava não sendo aproveitada. Porém, assim como o farelo de trigo, descobriu-se que estava sendo desperdiçada uma quantidade importante de nutrientes, como as fibras.

Seu consumo ficou bastante conhecido por trazer saciedade, regular o intestino, ajudar a defender o organismo, ajudar na prevenção do diabetes, auxiliar na baixa do colesterol ruim e trazer bem-estar em geral para o organismo.

Você pode incluir essa fibra na sua dieta acompanhando frutas, misturado a sucos, iogurtes e vitaminas.

A recomendação diária é de uma a duas colheres de sopa por dia, sendo que se deve incluir uma boa quantidade de líquidos para conseguir os efeitos desejados.

Contraindicações

Mesmo sendo muito saudável, o farelo de aveia contém as mesmas proteínas do que o grão e uma delas é o glúten, item que precisa ser vetado da dieta de quem tem a doença celiaca, assim como o trigo. Além disso, algumas pessoas são apenas sensíveis ao glúten, precisando também reduzir esse tipo de alimento.

O alto teor de fibras desse alimento também o torna contraindicado para: crianças com menos de seis meses, pois elas não tem um aparelho digestivo desenvolvido; quem tem intestino acelerado, já que as fibras otimizam o funcionamento do trânsito intestinal; quem tem síndrome do intestino irritado ou colite, já que as fibras causam ainda mais irritação.

Riscos

O excesso de consumo da aveia pode causar intolerância alimentar ou flatulência. Todo alimento em exagero pode criar uma intolerância, isso é individual de cada um. Além disso, como todo item rico em fibras, precisamos de maior quantidade de água para ajudar na digestão, senão é possível criar gases. O excesso de fibras na alimentação também diminui a absorção de zinco e cálcio.

Você encontra este e outros produtos na Shizen Produtos Naturais

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Começando o Projeto Fall Season do Banco de Séries com o seriado Greenhouse Academy

Sabe quando bate aquela insônia e você procura o que fazer pela internet? Pois é, resolvi participar de uma maratona de seriados propos...