16 março 2014

Simples informação de como ocorre o acúmulo e queima de gorduras.


Muitos dos meus seguidores no twitter reclamam de não estarem conseguindo perder o percentual de gordura, porém quando pergunto o tempo de treino e dieta alguns me dizem apenas 3 meses ou até menos, sem falar que alguns não tem acompanhamento nenhum de profissionais e nem tem conhecimento básico para fazer alguns processos de maneira adequada, tanto que acabam dificultando ou atrasando os resultados. 

A primeira informação que uma pessoa que pretende perder gordura precisa saber é que o seu acúmulo não aconteceu por acaso, pois se formos analisar a maioria dos indivíduos com percentual de gordura elevado foram pessoas que permaneceram sedentárias por um grande período de tempo consumindo mais calorias do que gastando, o que acabou gerando um aumento do acúmulo de gorduras. Deixando claro que todos os excessos alimentares tem esses destino, se tornarem reserva energética. 

Supondo que você passou mais de 7 anos sem fazer nenhum tipo de exercício físico e acumulou cerca de 7.000 kcl você terá que aumentar a sua atividade física para utilizar essa reserva energética, porém se você gasta por dia 2.000 kcl e consome esse mesmo número concorda que nada será utilizado da reserva energética? Então na maioria dos casos o número diário de ingestão calórica deve ser menor do que o número energético que você gasta por dia. 

Tendo em vista que um individuo está consumindo apenas 1.700 kcl por dia e gastando 2.000 ele tende a utilizar 300 kcl por dia das gordurinhas acumuladas, porém para chegar a queimar todas as 7.000 kcl que ele acumulou serão necessários mais ou menos 23 dias sem quebrar a dieta e a prática de exercícios físicos.

Ficou um pouco claro como o nosso corpo utiliza energia certo? Porém eu utilizei números que saíram da minha cabeça, o que por sinal são bem maiores quando se trata de um individuo obeso ou com grande percentual de gordura. 

Você deve estar se perguntando como saber quanto de gordura você tem acumulado,qual seria a melhor forma de diminuir o gasto calórico e como poderia acelerar o processo de utilização da gordura para gerar energia. Porém estas perguntas não são respondidas de maneira aleatória em um texto informativo. Por tal motivo é recomendado procurar um nutricionista para elaborar uma dieta de acordo com o seu metabolismo, hábitos e gastos calóricos diários. 

Este texto não teve como foco mostrar como se perde gordura, mas sim dizer para você que está achando os resultados lentos entender que perder gordura não é um processo tão rápido quando o seu corpo teve hábitos errados durante toda a vida. Ele, assim como você passa por vários processos biológicos de adaptação. 

A paciência e força de vontade são os maiores segredos  para obter resultados. Não desista dos seus objetivos e entenda que cada 1kcl perdida do seu acúmulo energético já é algo bom e que o tempo da sua vida é longo quando comparado ao tempo de espera para ver os tão sonhados resultados.

Não tente fazer tudo sozinho! Procure profissionais para um acompanhamento adequado, pois somente assim você saberá que está seguindo o caminho certo e obtendo resultados saudáveis. 

Espero que este texto tenha servido de um pequeno incentivo para quem o está lendo, assim como desejo que você dê uma visitada nas minhas outras postagens do blog. Abraços e até ao próximo texto!

OBS: Este texto é apenas de carácter informativo e não deve ser utilizado como fonte para obter resultados na sua dieta e treinos. Procure profissionais da área! 

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