26 abril 2014

O que é proteína? Seu excesso faz mal? Seu excesso aumenta a síntese proteica?


As proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos e são responsáveis por várias  funções em nosso organismo como a nutrição, síntese proteica, produção de enzimas, neurotransmissores, anticorpos e hormônios. São encontradas principalmente em alimentos de origem animal, leguminosas, cereais e oleaginosas. Sua recomendação diária para pessoas saudáveis, de acordo com a Academia Nacional de Ciências dos EUA, é de 0,8 grama por quilo de peso, sendo que esta recomendação varia de 1 a 2,4 g para  praticantes de exercícios de alta intensidade.  

O Excesso de proteínas causa problemas renais?

Para chegar ao um excesso do consumo de proteínas a pessoa tem que usar uma quantidade bem exacerbada, porém alguns especialistas afirmam que os rins, em pessoas saudáveis, têm a capacidade de se adaptarem ao esforço não sofrendo algum tipo de consequência. Sem falar que muitas pessoas não conseguem manter o consumo exagerado de proteínas devido ao enjoou que ela gera.

No caso de um processo patológico nos rins, pode ser que o consumo a mais das proteínas cause um aumento do problema na região, mas isso irá variar de acordo com a doença e o paciente.

Excesso de proteínas e Síntese Proteica

É muito comum ver pessoas exagerando no consumo de proteínas com o pensamento que irão aumentar a síntese proteica no corpo. Porém, queridos leitores, isso não passa de um mito. A síntese proteica está relacionada com a necessidade do seu corpo. Se você treina e degrada músculos seu corpo irá utilizar uma determinada quantidade de proteína (aminoácidos) para reparar e aumentar a funcionalidade dos mesmos. Nem mais e nem menos, somente o suficiente.

Excesso de proteínas causando acúmulo de gordura

Um excesso de proteínas na corrente sanguínea pode desencadear uma degradação da mesma para formar moléculas de gorduras que serão acumuladas nos tecidos adiposos. E isso pode ocorrer quando alguém come bastante proteínas em um determinado horário do dia, por isso é importante dividir a recomendação diária em porções e comê-las em horários diferentes.

Excesso de proteínas e Diabetes

Como vimos o excesso de proteínas pode gerar um acúmulo de gorduras, sendo que este acúmulo em excesso pode gerar uma resistência ao hormônio insulina, desencadeando a doença do diabetes. Deixando claro que o excesso do consumo de proteínas não é o fator principal, mas sim um dos auxiliares na formação da doença.

Excesso de proteínas e problemas Cardiovasculares 

Como foi dito antes, as proteínas podem ser degradadas e convertidas em gorduras, sendo que o excesso de gordura nos vasos sanguíneos pode ocasionar o entupimento das veias gerando vários problemas cardiovasculares.

Excesso de proteínas e deficiência de Cálcio

Quando consumimos proteínas excretamos cálcio e quando este consumo é exacerbado mais cálcio é excretado gerando uma carência deste mineral. Com a deficiência do cálcio vários processos patológicos podem ser desencadeados.

Excesso de proteínas e problema de Gota

O nosso corpo só absorve aquilo que ele necessita, então algumas moléculas de proteínas são eliminadas pelo corpo, mas tal processo aumenta a elevação dos níveis de ácido úrico no organismo, o que por consequência causa a Gota.

Excesso de carnes processadas relacionadas ao câncer

É muito comum vermos criações de gados onde os donos aplicam hormônios nos animais para que os mesmos cresçam e deem mais lucro. Porém tais hormônios são consumidos por nós quando comemos essas carnes processadas. Como consequência, em longo prazo, células com o DNA modificado começam a se multiplicar causando prejuízo ao nosso organismo. Processo patológico conhecido como câncer.

Suplementação x Dieta 

Os suplementos são indicados quando, por algum motivo, o paciente não consegue suprir a demanda necessária de proteínas para a execução de suas funções biológicas. Na maioria das vezes são recomendados para praticantes de exercícios de alta intensidade quando os mesmos não conseguem ou tem tempo de se alimentarem como deveriam.

Deixando claro que 1,4 a 1,8g/Kg/dia de proteínas para atletas, superior a recomendada pela RDA, pode ser alcançada facilmente através da dieta.

Observações Importantes 

O excesso de proteínas é um de vários fatores dos problemas que foram citados nessa postagem. Ele auxilia no desencadeamento da doença, mas nem sempre é o único causador .

A maioria dos problemas citados na postagem estão relacionados com as proteínas de origem animal, por tal razão é sempre importante variar nas fontes proteicas.

A recomendação diária, a qual você já deve ter calculado após ler esta postagem, deve ser consumida durante todo o dia com outras porções de nutrientes como carboidratos e lipídios. Ressaltando que jamais deve tentar consumir toda recomendação diária de uma vez só. 

Muitos dizem que as proteínas causam problemas renais em pessoas saudáveis, porém já ouvi alguns dos meus professores explicarem que não. De qualquer forma não irei garantir que o consumo exacerbado de proteínas não causa algum problema. 

Não faça o cálculo de ingestão diária para praticantes de exercícios de alta intensidade apenas por VOCÊ achar que é um. Existem vários exames fisiológicos para mostrarem onde você se encaixa. Assim como tem os nutricionistas e educadores físicos para te orientar sobre seu gasto calórico, diário e durante o exercício.

Não leve tudo o que eu escrevi ao pé da letra! Este texto é apenas de carácter informativo e não deve ser usado como base para criação de dietas ou diagnóstico de doenças. 

Se quiser se aprofundar no assunto tendo em vista o seu organismo se consulte com um nutricionista.

Tabela simples com alimentos proteicos

Para finalizar, deixo esta tabela criada pelo site Educação Física com alguns alimentos ricos em proteínas!

ALIMENTOPORÇÃOPROTEÍNA (Gramas)
Animal
Atum90g22
Peru, carne magra120g9
Peixe90g17
Ovo, inteiro1 grande6
Ovo, clara1 grande4
Carne de boi magra120g24
Laticínios
Queijo cottage0,5 xícara15
Iogurte pobre em gorduras240g11
Queijo30g8
Leite desnatado240g8
Vegetais
Feijão cozido1 xícara14
Grão de bico0,5 xícara20
Lentilhas0,5 xícara9
Tofu105g11
Amêndoas secas123
Amendoim30g7

Por favor, deixem seus comentários e se tiverem gostado da postagem a divulguem em suas redes. Até a próxima! 

Um comentário:

Galvam disse...

O excesso de proteínas na corrente sanguínea não é suscetível de se tornar células adiposas no organismo humano.

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