25 maio 2014

Dá para tirar o sódio dos alimentos industrializados?


Infelizmente não há como tirar o sódio da maioria dos alimentos industrializados, porém é possível reduzir o seu teor em até 80%. Sem o sódio seria bastante complicado nos adaptarmos com o gosto e aparência de vários alimentos que conhecemos, isso pelo fato dele ser um dos maiores responsáveis pelo sabor e textura de algumas comidas. Refletindo sobre isso, percebemos que algumas marcas de produtos alimentícios perderiam vendas. E no mundo capitalista alguma empresa quer perder vendas?

Algumas empresas inteligentes estão conseguindo aplicar novos métodos que estão diminuindo bastante a porcentagem de sódio na fabricação de seus alimentos. Dentre eles, a substituição do sal de cozinha pelo cloreto de potássio, que tem 80% da capacidade de salgar sem os efeitos colaterais do sódio. Porém, tem um sabor mais amargo. Outro método, que está sendo usado como alternativa, é o uso de alguns sais que possuem apenas 5mg/g de sódio, diferente do sal de cozinha que possui 400mg/g.

A melhor forma de reduzir os teores de sódio em uma dieta é se mantendo disciplinado e atento aos valores nutritivos dos alimentos industrializados. Deixando claro que a recomendação diária de sódio é de 500mg para homens e mulheres.

0 Comentários: