24 maio 2014

Dicas de alimentação para dias de provas


Parece que quando os dias de provas dos vestibulares, ou quaisquer outras, estão chegando nos desesperamos e começamos a comer de maneira excessiva,ou o contrário, quando a nossa ansiedade faz com que várias de nossas refeições sejam esquecidas.

Dica para acalmar os nervos

Um dia antes da prova fico muito preocupado com o desempenho que terei durante a sua realização e esse é um dos motivos que me fazem perder o sono, fazendo com que o meu corpo amanheça fadigado. No entanto, para que não aconteça o mesmo com vocês, recomendo prepararem uma xícara de algum chá calmante como cidreira, camomila ou maracujá na noite anterior da realização da prova. Porém, não é bom exagerar na dose! Pessoas que não são acostumadas podem ficar bastante sonolentas na manhã seguinte.

No dia da prova é importantíssimo evitar alimentos que aumentem a ansiedade. Dentre eles, café, chá-mate, guaraná ou qualquer outra mistura que acelere de forma exacerbada o seu metabolismo.


Alimentos que devem ser evitados

Com certeza a maioria de vocês devem saber que convites para feijoadas, churrascos e qualquer outra atividade que envolvam refeições gordurosas devem ser evitadas. Digo isso, pelo fato das comidas gordurosas serem digeridas com maior lentidão em nosso organismo, fazendo com que um volume maior de sangue se concentre na região abdominal, deixando o cérebro mais sonolento. Agora entendeu a razão da frase: “ Estou cheio!! E com uma vontade de tirar um cochilo...”

Alguns alimentos ricos em fibras como mamão, caqui e ameixa devem ser consumidos com moderação, já que eles regulam o nosso intestino fazendo com que nossas idas ao banheiro sejam mais frequentes. Penso que ninguém gostaria de usar o banheiro para fazer o número 2 durante uma prova. Estou certo?


O que comer no dia do exame?

É importante se alimentar de comidas ricas em carboidratos, de preferência que sejam integrais, que por possuírem uma camada de fibras demoram a serem absorvidas, proporcionando uma disposição maior. No caso dos carboidratos refinados há um pico de glicose sanguínea, o que não é interessante para quem quer se manter firme durante a prova.

Durante a execução da prova é importante se alimentar! Nada de passar umas 4 horas sem fazer um lanchinho, pois o jejum atrapalha o raciocínio e pode gerar dores de cabeça. Recomendo que levem algumas barrinhas de cereais, frutas ou barrinhas de proteínas.

Não esqueçam de beber água!! Ela também é bastante importante para um bom desempenho durante a prova.


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