28 maio 2014

Por que tem tanta gente descobrindo que é intolerante à lactose?


Quando nascemos temos um número maior de uma enzima digestiva chamada lactase, responsável pela degradação da lactose, açúcar do leite. Porém, ao decorrer do tempo a produção dessa enzima é diminuída podendo causar a intolerância a lactose. “ O que leva um indivíduo a se tornar intolerante a esse açúcar?”

É mais simples do que muitos imaginam. O nosso organismo é preparado para se alimentar do leite durante a infância, onde a maior fonte energética que consumimos é o leite materno. Nessa fase da vida temos um número maior das enzimas digestivas lactase. Mas, como todos imaginam, chega um determinado momento que vários outros alimentos nos são disponibilizados, inclusive o leite da vaca que muitos amam beber todas as manhãs.

Como o nosso corpo entende que precisamos do leite apenas na fase inicial da vida, ele começa a diminuir a produção das enzimas lactase, o que por sinal acaba gerando uma intolerância a substância, já que a mesma não é digerida em nosso intestino. Como consequência dessa intolerância temos vários problemas gastrointestinais que a longo prazo podem desencadear outros problemas de saúde.

Resumindo, a maioria das pessoas tendem a ter intolerância à lactose quando ultrapassam os 40 anos de idade, porém o grau dessa intolerância varia de acordo com o número de enzimas lactase existentes no organismo. Dependendo do grau é possível suplementar a enzima para não ter problemas digestivos.


0 Comentários: