01 junho 2014

Proteínas: Eu preciso suplementar?


Recebi alguns feedbacks dos meus seguidores e resolvi fazer o que já deveria fazer a muito tempo no aqui. Disseminar informações válidas sobre dietas que envolvem a musculação. Por tal motivo selecionei o tema que mais gera perguntas quando o assunto é dieta esportiva. Proteínas e suplementação das mesmas!

Primeiramente é importante dizer que a recomendação diária de proteínas para indivíduos saudáveis é de 0,8 a 1,0 g/Kg corporal. E para pessoas que praticam exercícios, sendo estes moderados ou de alta intensidade, de 1,0 a 2,5 g/Kg corporal. Exemplo: um atleta 70 Kg que pratica em média cerca de 3 horas de algum exercício de alta intensidade diariamente podemos dizer que ele precisará de cerca de 175,0g (70X2,5) de proteínas por dia. Algumas barrinhas de proteínas tem cerca de 16 gramas em uma única unidade. Sem falar de alguns outros suplementos que tem a quantidade de proteínas bem superior.

Tá e porque eu escrevi sobre a recomendação diária das proteínas? É simples, porque muitas pessoas se consideram atletas quando na verdade não são. E para elas é muito fácil conseguir consumir o número de proteínas necessário para executar suas funções fisiológicas. Vale o mesmo para alguns atletas que conseguem por meio da dieta conseguirem todo o suprimento de proteínas necessários. Resumindo, os suplementos proteicos serão utilizados quando um indivíduo não conseguir por meio da dieta suprir a sua necessidade diária de proteínas.

Outro ponto que eu gostaria de deixar claro é que o consumo excessivo de proteínas não resulta em um aumento do ganho de massa magra. O nosso corpo só absorve aquilo que ele necessita para suas funções, o restante ele elimina ou acumula em forma de triacilglicerídeos, as famosas gorduras.

Sem falar que para eliminar as proteínas do organismo, que estarão degradas em forma de aminoácidos, o nosso corpo gera uma substância chamada amônia, a qual fisiologicamente é eliminada do corpo pela urina, que em altas quantidades é tóxica para o nosso organismo.

Pensem melhor antes de saírem comprando um monte de proteínas e comerem um boi por dia. Isso não resulta em um ganho de massa, mas sim em uma perda gradativa da sua saúde.

Consulte um nutricionista para elaboração adequada do seu plano alimentar!

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