09 novembro 2014

Receita de Tahine (Pasta de Gergelim)


Hoje perguntei para os meus seguidores do twitter o quê eles comiam no café da manhã e alguns acabaram respondendo que a margarina ou manteiga fazem parte da sua primeira refeição. A maioria as usam para passarem no pão ou em torradas. Pensando em uma opção mais saudável e nutritiva resolvi procurar uma simples receita de Tahine, uma pasta feita com gergelim, rica em cálcio, proteínas e determinadas vitaminas. A receita abaixo foi elaborada pelo autor Laércio Lutibergue do site Cura Pela Natureza.

Para fazer o tahine, lave bem uma boa quantidade de gergelim (em média 200 gramas), escorra numa peneira e pise no pilão ou no liquidificador. Se usar o liquidificador, bata uma pequena quantidade de cada vez (para não queimar o motor). Quando a pasta grudar nas lâminas, desligue, mexa com o cabo de uma colher de pau ou plástico e bata mais um pouco. Faça isso até virar um creme, que deve ser retirado e reservado. Coloque mais um pouco de gergelim e repita o processo até acabarem os grãos.

Esse processo é lento. Por isso, é bom colocar água e azeite de oliva até conseguir liquidificar. No fim acrescente um pouco de sal.

Na hora de comprar o gergelim fique atento, pois o com casca pode ficar um pouco amargo, mas recomendo que optem por ele, pois é mais rico em fibras e deixa a preparação mais saudável. 

0 Comentários: