25 setembro 2015

O que são Carboidratos Refinados?



Os carboidratos são os macronutrientes mais consumidos pela maioria dos brasileiros, são fontes energéticas para o nosso organismo e são divididos em alguns gêneros. Um tipo deles que eu escolhi para estar comentando hoje são os carboidratos refinados. Eles são pobres nutricionalmente e quando consumidos em horários errados ou em excesso disparam o índice glicêmico, quantidade de açúcares circulantes no sangue, e estimulam a liberação exagerada de insulina, hormônio que tem função anabólica no organismo, dentre algumas de suas funções está a ativação da via de lipogênese, que em outras palavras é o acúmulo de gordura.

Produtos que tenham em sua composição, sendo estes os primeiros ingredientes, farinha branca e açúcar são riquíssimos em carboidratos refinados. Os refrigerantes, biscoitos, pizzas, bolos, pães e algumas outras preparações similares, que não sejam integrais, são ricas nesses carboidratos.

Não estou dizendo que vocês não podem ingerir carboidratos refinados, mas é sempre interessante manter o controle para que consequência indesejáveis não venham a ocorrer com o seu organismo. Tenha como opções os carboidratos integrais juntamente com grãos e fibras provenientes da sua alimentação. Eles têm baixo índice glicêmico, promovem saciedade e ajudam a regular o intestino.

0 Comentários: