05 março 2016

Nutrição Esportiva || Quando devo optar pelo consumo de suplementos dietéticos?


Suplementos nutricionais são definidos como substâncias adicionados à dieta, principalmente: vitaminas, minerais, ervas e botânicos, aminoácidos, metabólicos, constituintes, extratos ou combinação de qualquer desses ingredientes (Willians, 2004)

Recomenda-se que suplementos dietéticos não sejam considerados alimentos convencionais da dieta. Ou seja, nada de substituir uma refeição por suplementos, tais como muitos consumidores de Shake costumam fazer.

É consenso, na comunidade científica, que a dieta pode fornecer todos os nutrientes necessários para uma vida saudável e também para cumprir seus objetivos de hipertrofia, perda de peso e estética. Sendo assim, a suplementação dietética é recomendada apenas em situações específicas.

Não entenda errado, não quero dizer que o uso de suplementos é proibido e ineficaz. Apenas quero mostrar que muitos dos suplementos que você compra estão cheios de promessas falsas e que muitas  das vezes você gasta muito dinheiro com algo que não lhe está fazendo nenhum acréscimo.

Na Nutrição, costuma-se indicar algum suplemento no caso de atletas que praticam muitas horas de treino e que necessitam de um aporte calórico maior e de rápida absorção, para que desta forma, consigam cumprir seus horários de treino sem nenhum tipo de problema no processo de digestão e, a longo prazo, perda de massa muscular devido ao alto gasto energético.

A melhor forma para saber se um suplemento é indicado é consultando um (a) nutricionista.

Um comentário:

Leonardo Falesi Bittencourt disse...

Concordo que suplementos, de fato, nao devem ser utilizados para substituir uma refeição, no entanto há shakes(por exemplo herbalife, hinode e etc...) que foram desenvolvidos para conceder uma alimentação rapida para uma pessoa e não só isso, pois pode até ser mais indicada por possuir todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais que o corpo humano necessita.
Atualmente, voce deve estar ciente de que todos os alimentos (animais e vegetais) nao possuem os mesmos nutrientes de anos atrás, devido a grande carga de produtos (hormonios e agrotóxicos) que são adicionados a estes para que seu desenvolvimento aconteça mais rapido, visando suprir a demanda do mercado.
Fora a questão dos shakes, eu concordo que suplementos não devem substituir uma refeição de maneira alguma...
Boa tarde.
Parabens pela postagem.

Postagem em destaque

Começando o Projeto Fall Season do Banco de Séries com o seriado Greenhouse Academy

Sabe quando bate aquela insônia e você procura o que fazer pela internet? Pois é, resolvi participar de uma maratona de seriados propos...