13 agosto 2016

Nutrição Esportiva | Ingestão de Carboidratos Durante os Exercícios Físicos

Nutrição Esportiva | Ingestão de Carboidratos Durante os Exercícios Físicos

Geralmente, o consumo de carboidratos durante um exercício físico, é recomendado quando a atividade dura mais de uma hora. O consumo dos carboidratos, irá garantir quantidades suficientes de energia durante os últimos estágios do exercício, além de melhorar o desempenho esportivo e reduzir a percepção de esforço.

É importante que vocês tenham em mente que o consumo de carboidratos durante os exercícios de longa duração não prevenirá a fadiga, apenas retardará o seu aparecimento. Alguns estudos feitos com ciclistas, mostraram que o consumo de carboidratos durante o exercício físico, ajudou a manter os níveis adequados de glicose sanguínea e melhorou o desempenho dos ciclistas.

Alguns atletas consomem carboidratos de diferentes composições durante a prática de exercícios físicos prolongados. Vemos que muitos utilizam bebidas energéticas, enquanto outros preferem alimentos sólidos ou carboidratos em gel e água.

Vocês que estão lendo esta publicação devem estar se perguntando quais são as opções de carboidratos e suas quantidades seriam boas para o consumo durante os exercícios físicos prolongados. A resposta é que eu não sei! Cada indivíduo tem uma aceitação dos variados tipos de carboidratos existentes para consumo, assim como o gasto energético e intensidade de um exercício varia de indivíduo para indivíduo. Algumas fontes dizem que cerca de 26 a 30g de carboidratos a cada 30 minutos, após uma hora de atividade física, pode apresentar bons resultados.

Querido (a) leitor (a), como sempre, gosto de escrever alguns alertas. A alta concentração de carboidratos durante exercícios físicos pode ocasionar cólicas abdominais, náuseas e diarreia. Devido a estes possíveis problemas, é interessante que você converse com seu nutricionista para que ele possa elaborar algumas estratégias de consumo, se ele achar que é necessário. Lembrando a vocês, que não é bom fazer mudanças no plano alimentar em dias de competição, já que as mudanças poderão ocasionar efeitos adversos e prejudicar sua performance física.

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